quarta-feira, 11 de julho de 2012

[resenha] A Hora da Estrela - Clarice Lispector



Sinopse:  A hora da estrela, de Clarice Lispector, é um livro feito para o apagamento. Um livro que, feito o amor, nasce da oferenda do que não se tem: o mistério das palavras, o silêncio das palavras. "Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta." Pergunta dirigida sobretudo à narrativa: e agora, como contar uma história com restos, com palavras pobres que restam?






Bom, dando prosseguimento ao Desafio literario deste ano, o tema escolhido foi o "Premio JAbuti".  Só por isso, ja iniciei o mês de nariz torcido, pois sempre achei os livros premiados bem chatinhos. Mas, vamos lá!
"A hora da estrela" é um livro chato. Um daqueles livros que a historia roda, roda, roda e não chega a lugar algum... Não tem um climax... Faltou aquele momento de crescente, que vai tomando, tomando, tomando e depois oferece aquela surpresa no fim.
Ao fim da leitura, fiquei com a sensação de que... aliás, não fiquei com sensação nenhuma, pois a historia não me impactou, embora o tema devesse ser muito impactante!
A historia gira em torno de Macabea, uma moça vinda de Alagoas, para o Rio de Janeiro. Macabea não tem nada!


"É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha."


E a historia é basicamente isso: uma narrativa das desventuras da moça, que nada tinha e tudo perdeu. Alias,  com uma amiga como a Gloria, ninguém precisa de inimiga!


Eu achei a historia deprimente, chata e pouco sigfnificativa...
A linguagem da Clarice nunca me agradou, e não foi dessa vez que a realidade mudou, continua sendo aquela coisa morosa, cheia de detalhes que pouco condizem com a linguagem real. O que quero dizer, é que nem a linguagem tras o leitor para perto da obra. O que, na minha opinião é um erro recorrente destes autores de classicos! 


Valeu pelo desafio, e valeu por ser curto e rapido, daqueles livros que vc pula um monte de paragrafos e eles nem fazem falta....

Um comentário:

Vivi disse...

Oi, Marcyda! Acho ótimo você não ter desistido, ter ido até o fim e ter manifestado o seu direito de não gostar do livro e da escrita da autora. Muito bom! Já eu amo Clarice. :)